O Samsung CF390 é um monitor curvo que promete entregar uma boa experiência para quem busca trabalho e diversão. Com uma tela LED de 24 polegadas, o modelo traz entradas HDMI e VGA para quem deseja conectá-lo em computadores novos e mais antigos, além de consoles e outros equipamentos. No entanto, será que o aparelho vale o preço de cerca de R$ 950 ou é melhor investir em um modelo convencional ou com outras características?

Para te ajudar a decidir se a compra vale ou não a pena para você, o Olhar Digital testou o aparelho e suas principais funções e ajustes. Além disso, observamos como o aparelho se sai no dia a dia do trabalho e também com jogos de última geração. Confira nosso review completo.

publicidade

Design

O CF390 é um monitor bastante simples, porém elegante. Disponível na opção preto polido (brilhante), o aparelho chega com linhas sóbrias e discretas. Na parte frontal, há apenas uma pequena luz que é acesa quando o aparelho está em modo de descanso. Além disso, todos os botões estão na parte traseira em um formato de disco não muito simples de usar.

publicidade

Com 24 polegadas, o monitor tem um tamanho de 54,78 centímetros de altura, 32,63 de altura e 8,76 cm de espessura, sem contar o suporte. O aparelho pode ser usado na parede, tendo quatro parafusos traseiros para encaixe, ou com a base que acompanha o produto. O suporte, aliás, tem encaixe bastante simples, porém firme sobre a mesa.

Um problema bastante incômodo encontrado na base do monitor da Samsung é a falta de uma regulação de altura ou inclinação. Ou seja, pessoas altas terão que colocar o dispositivo em cima do gabinete do dispositivo, se for um desktop, ou ter que procurar algum objeto para levantar mais o equipamento.

publicidade

Configurações e recursos

O monitor curvo da Samsung chega com poucas, mas variadas, entradas: uma conexão HDMI, uma para cabo VGA tradicional e uma saída para fones de ouvido. Com essa configuração, é possível garantir a compatibilidade do aparelho tanto com PCs mais novos e outros eletrônicos como para aparelhos antigos, como desktops e notebooks. É um bom número, mas uma entrada HDMI adicional seria bem-vinda.

publicidade

Durante os nossos testes, conseguimos conectar dois aparelhos ao monitor: um computador via conexão VGA e um Xbox One via HDMI. Em ambos os casos, o aparelho se comportou bem, sendo bem fácil trocar entre as fontes da imagem. A Samsung incluiu ainda um modo de detecção automática de origem, mas tivemos resultados confusos em alguns momentos e preferimos seguir com o meio tradicional de troca de imagens.

Por falar em menus, o CF390 traz um único botão traseiro circular usado para navegação e seleção de opções. O uso não é necessariamente difícil, mas encontra em uma posição que pode fazer com que o braço fique cansado em seleções mais longas. Além disso, fixar o aparelho na parede deve tornar ainda mais difícil a sua usabilidade.

A Samsung incluiu diversas funções extras que podem ser acessadas no menu do seu monitor. O Samsung Magic Bright, por exemplo, traz configurações pré-determinadas que ajustam brilho, contrastes e nitidez da tela. Embora alguns ajustes sejam bons, outros acabam exagerando em alguns aspectos da imagem. Na dúvida, o melhor é apelar para o vasto controle manual de configurações.

Além desses, há ainda opções de upscale para melhorar artificialmente a nitidez, modo de economiza de energia, ajustes de tempo de respostas, entre outras coisas. Por fim, há ainda um modo de proteção ocular que ajustas as cores da tela para cansar menos a vista em usos prolongados do aparelho. A função, aliás, lembra bastante os modos noturnos dos celulares mais modernos.

Usabilidade no trabalho

Se você está procurando um monitor para o trabalho, o Samsung CF390 não deve decepcionar. Para começar, as 24 polegadas do aparelho oferecem um bom espaço de visualização para a edição de documentos, alteração de imagens e recorte de vídeos. Isso tende a ser um grande ganho especialmente para quem está acostumado a trabalhar com as pequenas telas de notebooks.

Outro benefício do espaço adicional é a facilidade de se trabalhar com multitarefas. Afinal, as 24 polegadas fornecem espaço extra para quem deseja usar dois ou mais aplicativos na tela, inclusive podendo copiar informações entre programas. Isso tende a ser muito útil, por exemplo, para quem precisa fazer relatórios com base em dados de uma tabela ou comparar informações.

Para quem vai passar várias horas em frente ao monitor, é essencial gastar alguns minutos para configurar uma visualização mais confortável para o seu gosto. O monitor da Samsung tem um nível de brilho, o que pode incomodar quem é mais sensível, enquanto o ajuste de nitidez também é necessário para quem vai trabalhar bastante com texto. Por fim, o modo de proteção ocular pode ser um grande aliado em uma jornada de trabalho.

Usabilidade para entretenimento: games e filmes

Se o monitor da Samsung é ótimo para quem deseja trabalhar, no quesito entretenimento há suas ressalvas. A primeira delas é que o aparelho não traz caixas de sons embutidas, o que é uma pena dada a capacidade do HDMI de transportar imagens e vídeos de alta definição. Ou seja, se você pretende usá-lo para jogar ou assistir filmes, é melhor ter uma caixa de som preparada para compor o kit.

Para ser o mais justo possível, é preciso citar que há uma saída para fone de ouvidos no aparelho que pode contornar a ausência da caixa de som. Entretanto, o conector fica posicionado na parte de trás do monitor, o que torna a experiência de uso com fones simplesmente horrível. Uma saída, porém, é usar o espaço para ligar um cabo P2 (3,5 mm) com um acessório sonoro.

Superados estes primeiros problemas, a experiência de imagem é bastante satisfatória. O aparelho apresenta boa reprodução de cores para fotos e filmes, havendo ainda a possibilidade de escolher efeitos pré-determinados para realçar alguns aspectos das imagens.

No quesito jogos, os resultados também são satisfatórios. O monitor reproduz naturalmente bem os gráficos dos games, mas traz um Modo Jogo que destaca ainda mais as imagens dos seus títulos preferidos, especialmente se você estiver em um PC potente ou em um console. A taxa de atualização padrão é de 60 HZ, mas há a função AMD FreeSync para fazer ajustes adicionais.

Em nossos testes, conectamos um Xbox One X para ver como o monitor se daria com games de última geração. Os resultados foram satisfatórios e as taxas de atualização não incomodaram mesmo em jogos de ação, como corrida de carros. De qualquer forma, se você se importa bastante com isso, vale a pena pesquisar por outros modelos com taxas maiores.

Conclusão

Com a popularização dos notebooks e abandono dos computadores de mesa, monitores nem sempre entram na lista de compra dos consumidores brasileiros. No entanto, essa é uma possibilidade que você deveria considerar fortemente, especialmente se pretende ganhar mais produtividade no trabalho.

Em nossos testes, o Samsung CF390 se apresentou como uma ótima alternativa para quem deseja ou precisa trabalhar com muitas informações ao mesmo tempo. A boa resolução e o espaço de sobra fizeram com que a experiência de multitarefas se tornasse mais confortável e beneficiasse a produtividade no dia a dia. Com os devidos ajustes, o uso do aparelho em longos períodos de tempos também não foi um problema.

Por outro lado, se você pretende comprar o aparelho para jogar e para entretenimento, é preciso cautela. A ausência de alto falantes embutidos torna praticamente indispensável a compra de caixas separadas, e preferencialmente potentes, para compor com a experiência visual. Ainda assim, há alguns pontos positivos como o Modo Jogo e ajustes para filmes.

Quanto ao preço, é possível dizer que este está entre os aparelhos mais baratos com resolução Full HD (1080p) e tela de 24 polegadas. Se você tem um propósito bem estabelecido para usar com o monitor e acha que o que foi apresentado atende às suas necessidades, o modelo tende a ser uma boa escolha.