O Whatsapp é um dos aplicativos mais populares do mundo. se deixar, a gente passa horas conectado, mandando e recebendo mensagens. O app também é importante para mensagens urgentes, e em muitos casos é a principal ferramenta de trabalho. E mesmo que o Whatsapp ocupe tanto do nosso tempo, ele ainda tem outras funções que podem passar despercebidas. Elas estão assim “meio que” escondidas. E olha, são funções que podem até nos ajudar a otimizar a nossa rotina. Vamos mostrar aqui alguns exemplos:

Começando com uma novidade que o Whatsapp colocou para funcionar em 2018. É a chamada em grupo: tanto chamada de voz quanto videoconferência. Veja como fazer: na tela inicial, escolha um dos contatos e clique no ícone da câmera. Espere o contato aceitar a chamada. Aí vai aparecer um segundo ícone no canto superior direito da tela. Uma pessoa com sinal de mais. Pronto, assim que todo mundo aceitar a chamada, começa uma conversa em grupo! Mais fácil para comunicar ou mostrar algo para varias pessoas ao mesmo tempo.

publicidade

Sabia que tem um jeito de deixar aquele contato que você mais usa na tela inicial do celular? O atalho tem a mesma aparencia que seus aplicativos. Você faz o seguinte: na tela principal do seu smartphone, você clica num espaço livre e segura.  Vai aparecer um menu com a opção widget. Clica lá. Role até aparecerem as opções para o WhatsApp: pronto, clique em “conversa do…”. Logo que voce arrasta o ícone pela tela, aparece sua lista de contato. É só escolher a pessoa e olha só: aparece logo na tela inicial. Muito mais fácil, né?

Agora, na tela inicial do whats você pode deixar uma conversa em destaque. Vá até a lista de conversas e segure naquele chat que você prefere. Em seguida, aparece em cima um alfinete. É só apertar nele. Pronto, a conversa ficará lá no topo, e você não vai precisar pedir desculpas por não ter lido algo importante. Dá para marcar até três conversas. E se você quiser desfazer essa opção é só apertar de novo no alfinete.

publicidade

Por falar em mensagem importante, para não perder nenhuma daquelas que você só vai conseguir ler ou dar atenção mais tarde, faça o seguinte: clique na mensagem e segure, vai aparecer uma estrela. Clique nela e agora o texto fica guardado na primeira tela do whataspp, no canto superior direito, na opção mensagens favoritas. Agora se o seu smartphone é um ios, você clica na mensagem, em seguida “favoritar” e ela vai aparece na opção “ajustes”.

A dica agora é para quem não gosta dos grupos! Sabia que existe um jeito de mandar mensagens para vários contatos sem necessariamente criar grupos? Você pode fazer isso com o recurso transmissão: dê um toque nos três pontos, no canto da tela, e vá em nova transmissão. No iPhone, o caminho é pela opção “ajustes”. Tanto no Android quanto no iOS, o app vai listar todos os seus contatos e aí você precisa selecionar quem vai receber essa mensagem e confirmar no botão verde na parte de baixo da tela. Vai aparecer uma única caixa de conversa, com mais de um destinário. É só escrever e enviar. Tudo vai chegar como uma mensagem individual. E as respostas serão individuais também.

publicidade

E olha essa dica que legal, dá para destacar uma mensagem ou até fazer algumas brincadeiras: escrever em negrito, itálico ou colocar um risco no que você mandou. Para escrever negrito, você tem que colocar um asterisco antes e depois da palavra. No caso do itálico, coloque um underline antes e depois. Já para riscar o texto, e assim destacar algo errado, você faz a mesma coisa só que com o til.

E você sabia que tem como usar o whatsapp no computador? Então, no PC você acessa o site do whatsapp web vai aparecer um QR code para liberar o acesso. No seu celular acesse esses três pontinhos aqui e selecione “whatsapp web”. Tudo que dá para fazer no celular você consegue fazer na tela do PC. Mas quando for sair do computador não esqueça de desconectar o aplicativo. Clique nos três pontinhos e ‘sair’. Ou então no celular procure a opção “Whatsapp wWeb” e clique em “Sair de todos os computadores”.

publicidade

Ah, no site do Olhar Digital tem vários tutoriais com dicas sobre o whatsapp web, como comandos rápidos, como escrever emojis e o que fazer para desativar a confirmação de leitura. Quantas dicas legais né? Então entra lá no site do olhar digital e veja mais dicas e tutoriais que preparamos para você.