A Uber pretende gastar 250 milhões de reais no desenvolvimento de seu primeiro centro tecnológico da América Latina, localizado aqui no Brasil. O investimento será feito no decorrer dos próximos cinco anos e será o maior já feito pela companhia por aqui desde 2014. As informações são do jornal Valor Econômico, que conversou com o diretor global de produtos de segurança da empresa, Sachin Kansal.

O novo centro de pesquisa já começa a funcionar no quarto trimestre deste ano, em São Paulo. O foco será o desenvolvimento não só de ferramentas que atendam as necessidades dos usuários brasileiros, mas também de soluções que possam aplicadas globalmente.

O executivo não deu muitos detalhes sobre possíveis novos recursos, citando apenas alguns já existentes ou em implesmentação para motoristas, como o botão de segurança – para discar diretamente para o polícia – e a possibilidade de se aceitar ou não pagamento em dinheiro.

Hoje, segundo a reportagem, a Uber tem 12 desses centros de tecnológicos, sendo seis nos EUA, quatro na Europa e dois na Índia. O Brasil é um dos principais mercados do aplicativo – são mais de 500 mil motoristas “parceiros” por aqui, de um total de mais de 3 milhões no mundo –, mas havia ficado de fora do “circuito de pesquisas” até então.

publicidade

Curiosamente, ainda que pretenda fazer esse investimento milionário, a Uber registrou um prejuízo enorme no segundo trimestre deste ano. Seu faturamento em 2017 foi de 7,4 bilhões de dólares, mas seu prejuízo só nos meses de abril a julho foi de 890 milhões de dólares. Ainda assim, a companhia segue recebendo grandes aportes de investidores externos, que querem manter a marca viva e ativa até uma eventual abertura de capital.