A Microsoft realizará a partir da próxima semana, começando no dia 15 de janeiro, um curso grátis para quem quiser imergir na criação de chatbots, os robôs que interagem com usuários por meio de aplicativos de mensagens utilizando recursos de inteligência artificial.

O primeiro módulo será publicado no 15 de janeiro, mas a duração será de quatro semanas, com novos conteúdos publicados semanalmente.

A ideia da Microsoft é ir além do ensino, no entanto. A empresa está promovendo um evento que ela chama de Maratona Bots, no qual, após o término do curso, os participantes terão até o dia 26 de março para criar seu próprio chatbot seguindo os critérios do curso, para fomentar a criatividade e aprimoramento dos estudantes.

Segundo a Microsoft, o curso introduzirá conceitos de aprendizado de máquina e inteligência artificial que podem ser úteis na criação dos robôs. A empresa diz que o curso é voltado para desenvolvedores de softwares e programadores, então não é um curso para principiantes. A empresa também diz que profissionais de áreas relacionadas com conhecimento prévio de chatbots e desejam “entender melhor a aplicabilidade da tecnologia nos negócios também podem participar”.

publicidade

Após o final da maratona de desenvolvimento, o material continuará disponível online indefinidamente para quem não puder participar do curso por enquanto. 

Para se inscrever na maratona, basta acessar este link.