A Intel anunciou nesta semana um SSD com formato curioso, mas com muito espaço: uma régua de 30 centímetros com 32 TB de capacidade de armazenamento. O modelo é na verdade uma nova versão do P4500 DC, que agora tem a maior densidade de células de memória do mercado.

O disco é focado em servidores, já que não exige tanto espaço quanto o exigido por um conjunto de HDs tradicionais. Segundo a Intel, até 32 desses SSDs podem ser alinhados em um único slot, chegando a 1 petabyte de espaço combinado.

O modelo também exige menos refrigeração do que um SSD tradicional e ainda menos do que um HDD – salas de servidores equipados com esses discos rígidos não raro são equipadas com um ar-condicionado próprio para mantê-las frias. Além disso, de acordo com a empresa, a régua gasta um décimo da energia de um disco rígido normal.

O novo SSD da Intel alcança os 32 TB de capacidade por usar chips com múltiplas camadas de células de memória – 64, ao todo. E essa ainda não é a tecnologia mais moderna já desenvolvida: ainda que seja um protótipo, a Toshiba anunciou recentemente um chip com 96 camadas, que poderia aumentar ainda mais o espaço disponível em um disco desse tamanho.

publicidade

A Intel não mencionou preços no anúncio do disco, mas, por se tratar de um produto focado em servidores, não dá para esperar nada abaixo dos 2 mil dólares. Um SSD menor da empresa, com 4 TB de capacidade e formato mais ou menos parecido, custa a partir de 2.100 dólares.