A equipe do Google Brain, a área do Google focada em inteligência artificial, realizou recentemente uma sessão de perguntas e respostas por meio do Reddit. Durante a sessão, a equipe revelou que considera a falta de diversidade na área muito mais perigosa do que um eventual ‘apocalipse robótico’. 

Jeff Dean, da equipe, disse que não se preocupa “com um apocalipse de inteligência artificial, porque considero isso um medo completamente inventado. (…) Eu estou preocupado com a falta de diversidade na comunidade de pesquisa de inteligência artificial e na ciência da computação de modo mais geral”, opinou (ênfase dele).

De acordo com Dean, porém, o Google Brain consegue oferecer um ambiente com diversidade satisfatória. “Uma das coisas de que realmente gosto sobre o nosso programa Brain Residency é que os residentes trazem uma ampla variedade de backgrounds, especializações, (…) e outros tipos de diversidade para os nossos esforços de pesquisa”.

Problema sério

publicidade

O funcionário ta equipe do Google Brain tem razão em se preocupar com a falta de diversidade na área. A dominação do setor por homens brancos é um problema que afeta a enorme maioria das empresas de tecnologia, incluindo gigantes como a Apple e a Intel.

Essa dominação, segundo Dean, dificultaria a missão do Google Brain de “tornar as máquinas inteligentes e melhorar a vida das pessoas”. “Na minha experiência, sempre que você une pessoas com diferentes especialidades, históricos, perspectivas, etc, você acaba chegando a algo que nenhum de vocês poderia fazer individualmente, porque nenhuma pessoa tem todas as habilidades eperspectivas necessárias”, disse.