O Reino Unido decidiu multar o Facebook pelo vazamento de dados do caso Cambridge Analytica. O valor ainda não foi divulgado, mas a empresa de Mark Zuckerberg pode ter que pagar até 500 mil libras esterlinas (cerca de R$ 2,6 milhões).

O órgão britânico Escritório do Comissionado de Informação (ICO) diz que o Facebook foi negligente ao não impedir que a Cambridge Analytica usasse dados de seus usuários para manipular a opinião pública em períodos eleitorais.

publicidade

Os serviços da Cambridge Analytica foram usados pela campanha do Brexit, que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia. Por não avisar seus usuários de que eles poderiam ser alvo de propaganda política ou campanha eleitoral, as autoridades britânicas decidiram por multar o Facebook.

O valor máximo da multa estabelecido pelo ICO pode ser de 500 mil libras esterlinas, mas isso ainda pode ser negociado entre as autoridades britânicas e representantes do Facebook.

publicidade

O escândalo da Cambridge Analytica, divulgado em março, envolve o uso indevido de dados de milhões de usuários do Facebook por parte da empresa de consultoria política. Depois que o caso se tornou público, o Facebook passou a ser cobrado para garantir a privacidade dos usuários. Já a Cambridge Analytica encerrou suas operações no mundo inteiro.