Órgãos reguladores da Europa querem que fabricantes criem um padrão unificado de carregadores de celulares, e agora estudam a possibilidade de entrar com uma ação contra empresas do mercado pela falta de progresso na busca pelo carregador universal.

A Comissão Europeia diz que a falta de padronização de carregadores gera 51 mil toneladas de lixo eletrônico todos os anos com o descarte de carregadores antigos. O órgão ainda defende que a ausência de um modelo universal ainda causa inconveniência a consumidores, de acordo com a Reuters.

No geral, celulares com Android usam padrões parecidos, embora a indústria esteja no meio de uma alteração de tecnologia. No momento, existem tanto smartphone com entrada micro USB para fornecimento de energia quanto modelos com entrada USB-C, uma versão mais avançada da tecnologia que aos poucos está se popularizando.

Enquanto isso, a Apple adota um padrão próprio para os seus dispositivos. Isso significa que usuários de Android e iOS podem ter dispositivos com três conectores diferentes: USB-C, micro USB e Lightning.