O WhatsApp pode finalmente atender um pedido antigos dos usuários: o suporte a proteção de conversas por senha ou biometria. De acordo com prints vazados nesta segunda-feira, a versão do app para iPhone deve ganhar suporte a autenticação via impressão digital ou reconhecimento facial em breve. O recurso já estaria em desenvolvimento, mas ainda não tem data para ser lançado.

De acordo com a publicação do WABetaInfo, famoso por vazar novidades do WhatsApp, o suporte à biometria aumentaria a segurança das conversas dos usuários. Ao ativar o recurso, o aplicativo passaria a exigir que o usuário encostasse o dedo no botão home ou olhasse para a câmera frontal. Só então, o conteúdo do programa seria exibido ao usuário.

A autenticação do WhatsApp funcionaria com ambas tecnologias oferecidas pela Apple: O FaceID (leitura facial) para o iPhone X, XS e XR; e o TouchID (impressão digital) para o iPhone 5S ou mais recentes que usem iOS 8 ou superior. De acordo o WABetaInfo, o aplicativo de mensagens não terá acesso aos dados biométricos, já que o iOS não permitiria isso. Além disso, caso houver falha de reconhecimento, o usuário terá que digitar a senha de desbloqueio do iPhone.

Não quer esperar? Aprenda a usar o app que protege conversas do WhatsApp com reconhecimento facial.

publicidade

Por enquanto, o suporte a biometria no WhatsApp ainda está em fase iniciais de desenvolvimento e deve levar algumas semanas ou meses até ser liberado. O WABetaInfo afirma ainda que o WhatsApp Business para iPhone também chegará com esse tipo de autenticação. Não há informações quanto a adição do recurso no Android.

-> WhatsApp: história, dicas e tudo que você precisa saber sobre o app!