Após os carros, as bicicletas e patinetes podem ganhar tecnologia autônoma da Uber. Segundo o CEO da 3D Robotics, Chris Anderson, a novidade foi revelada pela Uber Advanced Technologies neste final de semana em um evento interno. A companhia, inclusive, já estaria contratando profissionais para criar esses tipos de veículos.

De acordo com Chris Anderson, a ideia é que as bicicletas autônomas do Uber sejam capazes de se dirigir sozinhas para postos de recarga ou para locais mais seguros. O desenvolvimento dos novos veículos ficará a cargo da Uber Micromobilty Robotics, que será subsidiária da empresa de compartilhamento de bikes elétricas Jump.

publicidade

“O time de ‘Novas Mobilidades’ do Uber está explorando formas de melhorar a segurança, experiência do usuário e eficiência operacional dos nossos patinetes elétricos e bicicletas através da aplicação de tecnologias sensoriais e robóticas”, diz um formulário de emprego do Uber ATG publicado pelo TechCrunch. A empresa, contudo, não revelou o tamanho da equipe que tomará conta desse projeto.

Ao contrário dos carros, tudo indica que as bicicletas autônomas não irão conduzir os usuários pelas ruas até o seu destino. Inicialmente, os planos do Uber seriam aplicar a inteligência artificial na eficiência do negócio, fazendo com que seja necessário menos mão de obra humana para organizar a frota nas ruas. Entre os cenários possíveis, estaria a substituição automática de veículos com baixa bateria nas ruas.

publicidade

Apesar da divulgação dos planos, o Uber se recusou a comentar o desenvolvimento de bicicletas e patinetes autônomos. Nos último mês, a empresa anunciou um novo modelo de suas bikes com baterias removíveis e capacidade de autodiagnóstico. A companhia também manifestou a intenção de trazer a Jump para o Brasil ainda este ano.