O Twitter anunciou nesta terça-feira, 25, uma pesquisa pública para saber o que os usuários acham de acrescentar uma nova regra aos seus termos de uso. A empresa pretende banir posts que contenham “linguagem desumanizante”.

“Uma linguagem usada para desumanizar alguém pode ter repercussões fora da plataforma, incluindo a naturalização de atos sérios de violência”, escreveram porta-vozes do Twitter num post em seu blog oficial.

publicidade

Segundo a rede social, o objetivo da medida é caracterizar um tipo específico de postagem em sua política contra propagação de ódio que não é contemplada pelo texto atual. “Há tweets que muitas pessoas consideram abusivos, ainda que não firam nossas regras. Lidar com isso é parte do nosso compromisso de servir a uma conversa pública saudável”, argumentou o Twitter.

Desta vez, porém, a rede social não quer mudar por conta própria os seus termos de uso. Em vez disso, o Twitter lançou um formulário que usuários podem utilizar para expressar se são a favor ou contra a proibição de “conteúdos que desumanizem as outras pessoas por conta de sua participação em determinado grupo, mesmo quando o conteúdo não tiver um alvo definido”.

publicidade

O formulário ficará aberto até o dia 9 de outubro, às 10h (horário de Brasília). Se a proposta for aprovada, a julgar pelo feedback de usuários, o Twitter vai seguir o trâmite normal de adição de novas regras, o que inclui uma análise de um grupo de trabalho multifuncional, incluindo integrantes de diferentes times.

A ideia é atualizar a política de uso do Twitter até o final do ano. Clique aqui para preencher o formulário (em inglês).