A Tesla alcançou um marco em sua história neste último domingo: conseguiu produzir, com pouco mais de uma semana, 5 mil unidades de seu Model 3, seu modelo mais barato anunciado no meio do ano passado. Na visão de Elon Musk, o feito torna a empresa uma “montadora de verdade”, conforme escreveu o CEO em um e-mail enviado aos funcionários e obtido pela Reuters.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, o último carro foi finalizado por volta das 5h da manhã, algumas horas depois do prazo estipulado pelo executivo no começo do ano, que era o final do segundo trimestre de 2018. No mesmo período, a empresa também conseguiu produzir 7 mil Models X e Models S, outro marco celebrado pelo CEO.

publicidade

Não se sabe, no entanto, se a fábrica vai conseguir manter essa velocidade. A expectativa de Musk é aumentar o volume para 6 mil unidades no mês que vem, mas se trata de uma proposta ousada para uma empresa que, até pouco atrás, estava com dificuldades para atender a demanda pelo Model 3 — seu modelo de melhor custo-benefício até agora.

O volume alcançado pela montadora, porém, ainda está bem abaixo do alcançado por uma gigante, como a Ford. Steve Armstrong, CEO da empresa norte-americana para Europa, Oriente Médio e África, provocou Musk em um tweet ao dizer que sua fábrica chega a 7 mil unidades produzidas em 4 horas.

publicidade