A Sony está processando um hacker que vende unidades desbloqueadas do PlayStation 4 com diversos jogos pirateados gravados na memória. O rapaz, que mora na Califórnia, nos Estados Unidos, usa o eBay e um site próprio para oferecer o console junto com versões ilegais de games protegidos por direitos autorais, segundo a fabricante japonesa.

O nome do rapaz é Eric Scaler, e, além de vender os consoles desbloqueados, também inclui um manual de instruções para seus compradores. Esse manual ensina a instalar cópias ilegais de games e ainda encoraja jogadores a “aproveitarem jogos de graça”, segundo o site TorrentFreak.

A defesa de Scaler vai ser bastante complicada: representantes da Sony compraram dois aparelhos desbloqueados diretamente do rapaz, e diz que ele também oferece desbloqueio de consoles para quem já tem uma unidade. Além disso, ele parece ser um grande entusiasta da violação de direitos autorais: o site conta inclusive com uma caveira, o símbolo da pirataria.

O processo da Sony contra Scaler não tem nenhum pedido de indenização definido, mas é provável que a fabricante peça um valor bem alto, até para desincentivar outras pessoas de piratearem o console.