O Snapchat abriu a sua plataforma de lentes e realidade aumentada (AR) para qualquer um. A empresa anunciou nesta quinta-feira, 14, o lançamento do programa Lens Studio, que permite criar objetos virtuais em 3D no Mac e Windows. As animações poderão ser usadas por qualquer usuário do aplicativo através da leitura de QR Code.

Lançados há dois anos, os filtros de realidade aumentada é uma das funções mais populares entre os usuários do Snapchat. No entanto, a plataforma era fechada e não permitia que criadores de conteúdo ou amadores publicassem suas próprias figurinhas. Agora, o Lens Studio promete resolver esse problema, além de ser uma resposta à abertura da plataforma de AR do Facebook e de seus apps.

Disponível para Mac e Windows, o editor do Snapchat traz alguns modelos para que iniciantes possam brincar de fazer objetos tridimensionais. Além disso, é possível importar figuras feitas em outros programas de modelagem para a plataforma. Para ajudar na criação, e evitar problemas, a empresa publicou ainda um guia com as regras para o envio de realidade aumentada.

publicidade

Após publicar suas lentes, os criadores poderão compartilhá-las com os usuários do Snapchat através de um QR Code. No entanto, as animações personalizadas têm duração máxima de 24 horas. Para ter um filtro permanente no Snapchat, será necessário comprar um patrocínio no aplicativo.