O Windows 2000 foi uma das versões mais populares do sistema da Microsoft na virada do milênio. Embora tivesse foco no público profissional, a plataforma acabou ganhando o coração do público após a fraca recepção do Windows Me (Millenium Edition). No entanto, um desenvolvedor resolver trazer o SO de volta em uma máquina virtual para navegadores.

Desenvolvido por Fabrice Bellard, o emulador traz alguns programas clássicos do Windows 2000 que ficaram marcados na memória dos consumidores. Alguns exemplos são o Paint clássico, Internet Explorer e versões antigas do Firefox. Além disso, também é possível se divertir com jogos como o Pinball, Campo Minado, paciência e entre outros clássicos do sistema.

ReproduçãoPara rodar a máquina virtual do Windows 2000, basta acessar este link no seu navegador e aguardar até que o sistema possa carregar. O emulador funciona até mesmo em smartphones, permitindo que o usuário relembre o sistema operacional com as pontas dos dedos – ainda que isso não seja uma tarefa tão fácil.