Os ônibus elétricos estão se preparando para começar a rodar pela cidade de São Paulo. A BYD, montadora chinesa que instalou uma fábrica no Brasil para produzir os coletivos, apresentou ao lado da prefeitura da capital paulista os primeiros veículos que começarão a circular em março do ano que vem.

Os três veículos apresentados durante a semana vão fazer parte de um projeto piloto para analisar o uso de ônibus elétricos no trânsito da capital paulista. Caso seja bem sucedido, eles podem ter papel importante na redução da poluição em São Paulo: de acordo com a montadora BYD, os novos carros reduzem a emissão de dióxido de carbono em até 1,8 toneladas ao ano.

Mas, apesar disso, a transição para os ônibus elétricos deve ser gradual, considerando o alto preço dos veículos. O modelo BYD D9W, que será usado pela cidade de São Paulo, custa até R$ 1,4 milhão para ser produzido, entre duas e quatro vezes mais do que ônibus comuns a diesel que trafegam nas ruas paulistanas atualmente.

Ou seja, o custo para diminuir a poluição causada pela frota de transporte público é bem alto, o que significa que o processo de substituição da atual por uma nova com energia renovável deve ser bastante demorado, especialmente considerando que atualmente 14.351 ônibus circulam pelas ruas paulistanas.

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Os ônibus BYD D9W contam com dois motores de 150 kW e com potência de 402 cavalos. A bateria de ferro-lítio tem autonomia de 250 km, e o tempo de recarga estimado é entre 4 e 5 horas. A alimentação das baterias é feita nas garagens das empresas de ônibus, com energia gerada a partir de painéis solares instalados em Araçatuba, no interior de São Paulo, que depois é disponibilizada para o Operador Nacional do Sistema e distribuída pelo país.

Por dentro, ele tem espaço para até 81 passageiros, além de área de cadeira de rodas, rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, portas USB e ar-condicionado – de acordo com exigências da rede municipal de ônibus de São Paulo, que já conta com veículos com essas ofertas.

Os três primeiros ônibus elétricos de São Paulo devem começar a circular em março do ano que vem. Eles farão partes de uma mesma linha – a 6030/10 Unisa-Campus1/Terminal Santo Amaro – que também vai receber outros veículos ao longo dos meses, até chegar a 15 ônibus elétricos em sua frota.