A versão 70 do Google Chrome foi entregue ontem (17/10) e, a partir dela, é possível instalar “Aplicativos da Web Progressivos”, mais conhecidos pela sigla em inglês PWA (Progressive Web Apps). E o que isso quer dizer? Que quando uma aplicação da web compatível com essa tecnologia é instalada, ela ganha uma janela própria, separada do Chrome, como se fosse um aplicativo. Além disso é possível fixar um atalho na barra de tarefas do Windows. Bons exemplos de apps usando o PWA são o Twitter e o Spotify.

A bem da verdade, desde a versão 67 do Chrome, essa função já existia, porém, com os aprimoramentos da última cersão do Chrome, eles ganharam mais estabilidade e velocidade. E para instalar um PWA, primeiro você precisa visitar um site que seja compatível, como o mobile.twitter.com. Depois de carregar o site, clique no menu do canto superior direito. Em seguida escolha a opção “instalar Twitter”. Veja a tela abaixo:

Reprodução

E pronto. Você agora tem uma aplicação web com sua própria janela, ícone da barra de tarefas e entrada do menu Iniciar do Windows. Dessa forma não é preciso mais digitar o endereço do Twitter no navegador.

As aplicações PWA ainda são poucas, mas é bem provável que se tornem muito populares. Isso porque a tendência é que o computador comece a ficar com a cara da interface de um celular. Nada mais de digitar endereços no navegador web: todos os sites começam a ganhar versões de apps e ficarão como ícones no desktop e no menu iniciar.

publicidade

Vamos acompanhar para ver!