O que era só um rumor até ontem virou realidade nesta quarta-feira, 15. A Motorola lançou na China o Moto P30, um smartphone com visual quase idêntico ao do iPhone X, processador intermediário, 6 GB de RAM e Android bem longe de ser puro.

O Moto P30 tem o mesmo design de um outro smartphone que vem sendo vazado aos poucos na imprensa nos últimos meses, o Motorola One. Não se sabe se os dois são o mesmo dispositivo que mudou de nome ou se o One será a versão internacional do P30, que é exclusivo para a China.

Por ser um produto destinado a um público bem específico – a China é o maior mercado de smartphones do mundo -, o Moto P30 é bem diferente da maioria dos outros celulares da Motorola, como o Moto G, Moto X e Moto Z, tanto em design quanto em especificações.

Ele possui uma tela de 6,2 polegadas LCD de resolução FHD+ e proporção 19:9, com um óbvio entalhe na parte superior. O procesador é um Snapdragon 636 com oito núcleos de até 1,8 GHz, acompanhado de 6 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de memória interna.

publicidade

Reprodução

A câmera dupla, desenvolvida pela OmniVision, é composta por um sensor de 16 MP e f/1.8 de abertura e outro de 5 MP e f/2.2. O conjunto permite tirar fotos com o fundo borrado, o chamado “efeito bokeh”. Já a câmera frontal tem 12 MP e abertura de f/2.0.

Ao contrário de quase todos os outros smartphones da Motorola, o Moto P30 não vem com Android puro. Ele usa a ZUI 4.0, uma modificação na interface criada pela Zuk, marca aposentada de smartphones da Lenovo, que também é dona da Motorola.

Apesar da semelhança com o iPhone X, o Moto P30 tem pelo menos um grande diferencial: ele ainda vem com entrada de 3,5 milímetros para fones de ouvido. Além disso, ele mantém o leitor de impressões digitais, posicionado na traseira, sob o logo da marca.

Completa o pacote uma bateria de 3.000 mAh, recarregável por meio de um cabo USB-C e um carregador de 18W. O Moto P30 vem em três opções de cor: branco, preto e azul-lilás, versão que lembra muito o Huawei P20 Pro, chinês que deve ser lançado no Brasil em breve.

Reprodução

O Moto P30 é vendido por 1.999 yuans, que equivalem a pouco mais de R$ 1.100 em conversão direta, na versão com 64 GB. Já o modelo com 128 GB custa 2.099 yuans, que equivalem a cerca de R$ 1.180 na cotação atual.