Concentração de renda também é uma realidade no mundo das criptomoedas. Segundo uma análise dos pesquisadores da Diar, mais da metade dos Bitcoins existentes hoje estão nas mãos de menos de 1% dos usuários. Além disso, um terço das moedas que estão com os mais ricos nunca nem foram usadas em transações – ou seja, estão simplesmente paradas.

Segundo o levantamento da Diar, os usuários mais ricos, com 200 moedas ou mais nas carteiras digitais, detêm 55% do total de Bitcoins já minerados. O valor dessas criptomoedas varia muito, mas, ainda assim, cada um deles acumula o equivalente a mais de 1,3 milhão de dólares na cotação atual (1 BTC vale 6.365 dólares americanos ou mais de 26 mil reais).

publicidade

Os analistas não estimam quantas carteiras dessas mais recheadas existem. O único número que eles fornecem é relativo aos usuários com 100 moedas ou mais: eles são menos de 0,1% do total de pessoas que têm Bitcoins no mundo. Mesmo assim, eles concentram 62% de toda essa criptomoeda no mundo, equivalente a cerca de 62 bilhões de dólares.

Mas voltando aos mais ricos, curiosamente, do total guardado nas carteiras com mais de 200 criptomoedas, 42% não saiu do lugar no pico de valorização do final de 2017. Pelo contrário, na verdade: de lá para cá, 27% desses usuários milionários ganharam ainda mais moedas.