Um sistema de inteligência artificial criado pela DeepMind, empresa-irmã do Google, já é capaz de diagnosticar doenças oculares com mais precisão e velocidade do que oftalmologistas, anunciaram pesquisadores da empresa nesta semana.

Um estudo envolvendo o sistema da DeepMind, testado por médicos do Moorfields Eye Hospital, em Londres, foi publicado na revista Nature Medicine. A máquina foi capaz de identificar 50 doenças ligadas aos olhos de pacientes apenas com base em exames de vista.

publicidade

Mais precisamente, a IA foi alimentada com resultados de tomografias de coerência óptica (TCO), um tipo de exame que cria uma imagem tridimensional dos olhos de um paciente e permite aos médicos visualizar possíveis lesões ou outros problemas.

A IA da DeepMind trabalha com duas redes neurais: a primeira analisa o exame de TCO e destaca, para o oftalmologista encarregado do caso, o que encontrou de errado na imagem; a segunda elabora um diagnóstico e sugere o tratamento ideal.

publicidade

Todo o processo dura apenas segundos, de acordo com a DeepMind. Os resultados das duas análises são apresentados ao médico que acompanha o paciente, e é ele quem decide o que fazer, com base nas sugestões apresentadas pela IA.

“Este processo de triagem instantânea deve reduzir drasticamente o tempo entre o exame e o tratamento, ajudando os portadores de doença ocular diabética e de degeneração macular evitar a perda da visão”, disse Mustafa Suleyman, um dos fundadores e líderes da DeepMind.

publicidade

Agora, a tecnologia espera aprovação para ser usada em testes clínicos. Se for aprovada, a IA vai trabalhar em toda a rede do hospital Moorfields em Londres por cinco anos de graça. Cada uma das 30 clínicas realiza 1.000 exames de TCO por dia.