iMessage. Esse é o app de mensagens que se apresenta como o grande rival do WhatsApp e do Facebook Messenger. Pelo menos essa é a opinião de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, durante um call com investidores feito na última semana.

Embora os serviços de mensagens do Facebook sejam mais fortes em regiões como a Europa, onde as vendas de iOS e Android estão mais parelhas, eles ainda perdem em territórios importantes como os EUA, onde as vendas de iPhone dominam.

De acordo com o site do canal norte-americano CNBC, Zuckerberg teria dito que o “o nosso maior rival, de longe, é o iMessage”. Ainda segundo o executivo, “em países como os EUA, onde o iPhone tem grande presença, a Apple coloca o iMessage como o app padrão para mensagens de texto e ele ainda está à frente”.

O CEO da Apple, Tim Cook, criticou duramente as empresas de tecnologia que usam informações pessoais de usuários de serviços online para lucrar. Sem nomear o Facebook diretamente, Cook criticou o modelo de negócios da rede social em um recente discurso sobre privacidade em Bruxelas.

publicidade

“Todos os dias, bilhões de dólares mudam de mãos e inúmeras decisões são tomadas com base em nossos gostos e desgostos, nossos amigos e familiares, nossos relacionamentos e conversas, nossos desejos e medos, nossas esperanças e sonhos. Esses fragmentos de dados, cada um inofensivo o suficiente por conta própria, são cuidadosamente montados, sintetizados, comercializados e vendidos “, disse Cook.

Zuckerberg retrucou contra à crítica reforçando a questão da privacidade em seus messengers:

“É importante notar que uma das principais razões pelas quais as pessoas preferem nossos serviços, especialmente o WhatsApp, é por causa de seu histórico mais forte de privacidade”, disse Zuckerberg. “O WhatsApp é totalmente criptografado de ponta a ponta, não armazena suas mensagens e não armazena as chaves em suas mensagens na China ou em qualquer outro lugar. E isso é importante porque, se nossos sistemas não puderem ver suas mensagens, então significa que governos e maus atores também não poderão acessá-los através de nós. “