Cientistas do laboratório CERN, na Europa, e do MIT, nos EUA, lançaram uma VPN gratuita para usuários de Android. Chamada ProtonVPN, ela já estava disponível para desktop e agora também pode ser usada em smartphones com o sistema do Google.

A ProtonVPN foi desenvolvida pela mesma equipe por trás do serviço de e-mail ProtonMail. Ela foi lançada em junho do ano passado em PCs e oferece tanto uma opção gratuita de acesso a VPN quanto serviços pagos com mais recursos.

A VPN gratuita permite acesso para um único dispositivo com servidores em três países diferentes. Já a versão mais robusta, que custa US$ 24 por mês, permite acesso de até dez dispositivos diferentes a servidores de vários países.

Essas redes são úteis para quem quer navegar com privacidade mesmo em locais com Wi-Fi público, por exemplo, ao esconder o endereço de IP do usuário. Elas são ainda mais importantes em países com governos que censuram ou bloqueiam o acesso a determinados sites.

publicidade

Os criadores da ProtonVPN garantem que a rede gratuita é segura e não exibe anúncios, assim como também não instala malwares, limita a largura de banda ou vende os dados dos usuários. Para começar a usar, é só baixar um aplicativo gratuito que já está disponível na Google Play Store.