O aplicativo do Google Tradutor para smartphones vai ficar inteligente – e sem precisar de internet para isso. O Google anunciou nesta semana que adicionará suporte a um sistema de tradução offline ao seu app poliglota, para que ele seja capaz de compreender melhor frases em 59 idiomas diferentes mesmo que não esteja conectado à web.

A tecnologia já é usada no Tradutor, mas apenas em sua “versão online”. O aplicativo conta com um sistema de tradução baseado em rede neural há dois anos, o que melhor consideravelmente sua capacidade de compreender textos e de entender até mesmo o contexto em que as frases estão. As traduções ainda não são perfeitas, mas já se aproximam bem mais do natural. Além disso, a inteligência artificial melhora o app conforme o uso.

publicidade

Essa tecnologia de aprendizado de máquina passará a funcionar dentro do aplicativo, de acordo com o Google, tanto na versão para Android quanto na do iOS. A ideia é que os usuários possam aproveitá-la mesmo quando não puderem ou não quiserem se conectar a uma rede.

Atualmente, o Tradutor até funciona em um celular desconectado da internet. É possível baixar os dicionários de inglês e português, por exemplo, e converter os textos de uma língua para outra. O processo, no entanto, é feito hoje palavra por palavra, o que gera resultados por vezes incompreensíveis, especialmente em frases mais longas.

publicidade

De acordo com o Google, o update para o aplicativo começa a chegar para todos os usuários a partir de hoje e englobará 59 línguas. A atualização, vale dizer, não afetará o tamanho dos pacotes de idiomas, que continuarão com tamanhos de 35 a 45 MB.

-> Google Tradutor: como funciona, dicas e tudo o que você precisa saber!