O Google está testando um novo visual para o Chrome no Android. A empresa incluiu na versão Canary do navegador, que é o canal mais experimental e instável do Chrome, a possibilidade de usuários conhecerem e testarem a nova interface, que até o momento é conhecida como “Duplex”.

O “Duplex” consiste em uma segunda barra persistente na parte de baixo da interface do Chrome, complementando a barra superior que abriga o alternador de abas, o campo de endereços e o botão de configurações.

Reprodução

A barra branca pode ser puxada para cima a qualquer momento da navegação. Ao expandi-la, o usuário tem acesso aos seus sites favoritos e sugestões de notícias com base em seu perfil e preferências percebidas pelo Google, como acontece no Google Feed (ex-Google Now). É basicamente o conteúdo exibido quando você abre uma nova aba do Chrome.

publicidade

Para ter acesso antecipado ao recurso, no entanto, é necessário utilizar um código específico para ativar a interface “Duplex” no Chrome Canary. Para isso, é preciso digitar chrome://flags/#enable-chrome-duplex na barra de endereços do navegador e, no campo “Chrome Duplex”, selecionar a opção “Enabled” para ligar o recurso. Será necessário reiniciar o Chrome antes de poder utilizar a novidade.

Reprodução

Vale notar que, por ser experimental, o recurso pode mudar bastante antes de chegar à versão final e não seria surpresa se o Google eliminasse completamente esse novo elemento antes mesmo de lança-lo de forma oficial. Afinal de contas, o recurso pode trazer um pouco mais de agilidade na navegação, mas ocupa um espaço importante da tela com uma barra branca.