O Google Slides, aplicação destinada a criar, abrir e editar apresentações no formato proprietário e no PowerPoint, ganhou opção de legendas automáticas. A ferramenta utiliza o microfone do computador para detectar a voz do apresentador e, assim, transcreve legendas em tempo real.

A função também é conhecida como Closed Caption – e é uma velha conhecida dos aparelhos de TV. Ela permite que as apresentações sejam mais acessíveis para pessoas com deficiência auditiva ou surdez ou aquelas que possuem uma melhor compreensão ao ler do que ouvir.

Para ativar o novo recurso, basta clicar no ícone escrito CC na barra de navegação do Google Slides. A função está disponível em todo o mundo a partir desta semana, mas por enquanto somente em inglês. Outros idiomas serão adicionados no futuro. O Google tem uma central de acessibilidade que vem trabalhando em todos os produtos para que os mais de 1 bilhão usuários com algum tipo de deficiência possam ter acesso à tecnologias cada vez mais inclusivas.

A assessoria do Google também informou que o trabalho dessa equipe tem gerado uma série de novidades em produtos da companhia. Entre elas, a inserção de legendas em mais de um bilhão de vídeos no YouTube, o desenvolvimento de um leitor de tela para o Chrome (ChromeVox), ferramentas de acessibilidade para o Android e aplicativos que ajudam pessoas deficientes visuais a conhecer o mundo ao seu redor, como o Lookout e o Voice Access no Android.

publicidade