As classificações e opiniões sobre os aplicativos na Google Play desempenham um papel muito importante. Elas podem ajudar um aplicativo a decolar para o sucesso ou então afunda-lo na lama. Os comentários, resenhas e reviews ajudam os usuários a decidir quais aplicativos e jogos serão instalados em seus dispositivos. Por isso, avaliações falsas são comuns e, ultimamente, têm aumentado bastante.

Comentários e reviews fake: humanos e IA trabalhando juntos para combate-los

A equipe do Google descobriu que desenvolvedores usam métodos distintos para manipular a classificação média de um aplicativo, repleto de avaliações 5 estrelas para aumentar positivamente a classificação do aplicativo, e também uma enxurrada de avaliações 1 estrela para prejudicar um concorrente.

Durante o ano de 2018, a equipe do Google Play Trust & Safety implementou um sistema que combina inteligência humana com aprendizado de máquina para detectar e aplicar infrações nessas classificações e avaliações falsas. Uma equipe humana formada por engenheiros e analistas monitora e estuda de perto as avaliações e análises suspeitas da loja Google Play para melhorar a precisão de seu algoritmo de inteligência artificial.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!
-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android

publicidade

Existem várias maneiras de como as classificações e resenhas podem violar as diretrizes do Google Play para desenvolvedores:

  • Conteúdo impróprio: comentários ofensivos, abusivos ou fora de contexto;

  • Falsas qualificações: classificações e revisões destinadas a manipular a pontuação média de um aplicativo ou as avaliações mais importantes;

  • Classificações de incentivo: avaliações e comentários dados por pessoas em troca de dinheiro ou produtos.

Para demonstrar o trabalho da equipe do Google Play Trust & Safety, a empresa informa que em uma semana eles podem detectar e eliminar milhões de avaliações e classificações e milhares de aplicativos com atividades suspeitas em suas classificações de estrelas.

Devido a esse grande volume de trabalho, o Google pede a desenvolvedores e usuários que ajudem a interromper essas práticas ruins e, assim, oferecer análises e resenhas confiáveis na Google Play, que permitirão ao usuário descobrir os melhores aplicativos e jogos para Android.

Pedido do Google aos desenvolvedores

  • Não compre notas falsas ou incentivadas;

  • Não execute campanhas, dentro do aplicativo ou de outra forma, como “Dê-nos 5 estrelas e nós lhe daremos este elemento dentro do aplicativo!” Isso conta como avaliações incentivadas e é proibido pela política da empresa;

  • Leia a Política de desenvolvedores do Google Play para se certificar de que você não está violando nenhuma de suas cláusulas.

Pedido do Google aos usuários

  • Não aceitar ou receber dinheiro ou bens (mesmo virtuais) em troca de avaliações e classificações;

  • Não use linguagem ofensiva para criticar um aplicativo ou jogo. Mantenha sua opinião construtiva;

  • Não publique comentários incompreensíveis, odiosos, sexuais, destrutivos ou fora do contexto; Eles simplesmente não são permitidos;

  • Leia a política para postar comentários. Ela é bastante concisa e fala sobre todas as coisas que se deve considerar ao postar um review (análise) para o público.

O Google informa que, como usuários, podemos relatar manualmente as avaliações que consideramos suspeitas ou que violam alguns dos pontos anteriores. Para isso, basta marcar um comentário como “Spam”, clicando nos três pontos que aparecem nas análises do app.

Fonte