O Google quer mais transparência em relação a dados coletados no Android, e por isso está pedindo para desenvolvedores explicarem com mais clareza que tipo de informação é enviada quando um aplicativo para de funcionar.

Quando um app trava, na vez seguinte que é aberto ele pode enviar um relatório para os desenvolvedores com informações que podem ser usadas para definir o que fez ele parar de funcionar. De acordo com o Android Police, o Google quer que os desenvolvedores deixem bem claro quais informações são repassadas quando isso acontece.

Alguns criadores de apps já começaram a receber alertas do Google pedindo mais transparência na hora de coletar esses dados. O Google pede que eles adicionem mensagens pedindo consenso dos usuários antes dos dados serem coletados, além de especificar que tipo de informação é repassada aos desenvolvedores. Quem não cumprir isso pode ter o aplicativo removido da loja Play Store.

Não está claro o que motivou o Google a fazer esse pedido, mas é possível que isso tenha relação com o recente escândalo envolvendo dados coletados indevidamente de usuários do Facebook. Assim como a rede social de Mark Zuckerberg, o Google também enfrenta forte ofensiva pelo mundo para garantir a privacidade dos seus usuários.