O Google decidiu ser mais claro em relação aos dados de localização que coleta sobre os usuários. Depois de a empresa receber críticas por monitorar a posição dos usuários mesmo depois de eles desativarem o recurso Histórico de Localização, a empresa decidiu explicar com mais clareza o que coleta ou deixa de coletar quando essa opção é desativada em uma página de ajuda.

Até a última quarta-feira, a página exibia a seguinte mensagem: “Você pode desligar o Histórico de Localização a qualquer momento. Com o Histórico de Localização desligado, os lugares aonde você vai não são mais armazenados”. É uma mensagem clara que dava a entender que, se você não queria ser monitorado pelo Google, era suficiente desativar o recurso.

publicidade

Agora, depois da matéria da Associated Press, a página trouxe mais detalhes. “Esta configuração não afeta outros serviços de localização em seu dispositivo, como os Serviços de Localização do Google e o Encontre Meu Dispositivo. Alguns dados de localização podem ser salvos como parte de sua atividade em outros serviços, como a Busca e o Maps”. Ou seja: você ainda pode ser monitorado de outras formas.

Em contato com o site CNET, um representante da empresa confirmou que o objetivo da mudança é informar melhor o público sobre o que o Google faz com seus dados e como há essa coleta. “Temos atualizado a linguagem explicativa sobre o Histórico de Localização para torna-la mais consistente e clara em nossas plataformas e centrais de ajuda”, diz o porta-voz em um comunicado.

publicidade

Assim, se você não quiser realmente ter sua localização explorada pelo Google, você precisa desativar outra opção, chamada “Atividades da Web e Apps”, que fica muito mais escondida. Você pode conferir como fazer isso neste link.