O Google e a LG revelaram, nesta semana durante o evento Display Week, uma tela OLED de 4,3 polegadas para dispositivos de realidade virtual com a maior resolução já registrada. O display OLED tem 18 megapixels e densidade de 1.443 pixels por polegada. Para efeito de comparação, o HTC Vive Pro tem “apenas” 615 ppi. A ideia da ambas as empresas é trabalhar para fazer esse número crescer ao ponto de chegar cada vez mais perto da capacidade do olho humano.

A tela tem um campo de visão de 120 graus na horizontal e de 96 graus de vertical. São 4.800 x 3.840 pixels por olho – a ideia seria colocar dois displays lado a lado, como um dispositivo de realidade virtual – e taxa de atualização de frames de 120 Hz. O mesmo HTC Vive Pro mencionado acima chega apenas a 90 Hz e tem 1200 x 1600 pixels por olho.

Os números são enormes, mas ainda estão longe de um olho humano mesmo. Em um artigo disponibilizado na Wiley Online Library, o engenheiro de hardware do Google Carlin Vieri e a equipe por trás da nova tela estimam que as pessoas são capazes de enxergar em uma resolução de 9.600 x 9.000 pixels e com ângulos de visão de 160 graus na horizontal e 150 graus na vertical.

publicidade

De qualquer forma, o projeto não deve chegar ao público final tão cedo. Problemas como lentidão, latência e motion blur (um efeito de imagem embaçada) não chegaram a ser resolvidos, como explicou o Engadget. Além disso, ao 9to5Google, Vieri contou que o objetivo da empresa ao entrar nessa iniciativa era mais estimular a indústria do que qualquer outra coisa.