O Android 8 (Oreo) ainda é uma raridade, com pouquíssimos celulares rodando. No entanto, o Android 9 já está a caminho, e seu nome deve ser o de uma sobremesa começando com a letra P, seguindo a tradição do Google. Mas, afinal, qual será o doce que dá o nome ao sistema neste ano?

Ainda é cedo para cravar os planos do Google, ainda mais quando eles podem mudar tão rapidamente. No entanto, ao menos se sabe que seu codinome segue o esquema de nomenclatura que a empresa impôs ao Android. Em documentos do Android Open Source Project, Mishal Rahman, editor do XDADevelopers, encontrou menções da palavra “Pi” em referência à próxima versão do Android.

publicidade

Reprodução

“Pi”, neste caso é um trocadilho. A grafia indica o número irracional que você conheceu em suas aulas de geometria do ensino médio, mas sua pronúncia em inglês é exatamente a mesma de “Pie”, que significa “torta”. Assim, o codinome satisfaz a necessidade de doce do Google ao mesmo tempo em que brinca com o mundo geek.

publicidade

No entanto, é provável que se trate mesmo apenas de um codinome, criado para uso interno e que deve mudar até o lançamento. Existem outros doces com “P” em inglês que poderiam ser aproveitados como “popsicle” (“picolé”) e “pancake” (“panqueca”). No entanto, eles bem que poderiam expandir para outros idiomas e abraçar o nome “paçoca”. Que tal?