Ninguém pode dizer que os aplicativos Allo e Duo foram o sucesso que o Google esperava. No entanto, a empresa tem uma solução interessante para tornar pelo menos o segundo app mais popular: integrá-lo mais profundamente ao Android.

A empresa pretende vincular o Duo aos apps de SMS, de Contatos e o discador padrão do Android, presentes no Pixel e nos aparelhos Android One. Nesses aplicativos, haverá um botão associado às pessoas que permitirá iniciar uma chamada de vídeo de forma mais direta.

As chamadas de vídeo serão realizadas por meio de um recurso chamado ViLTE, que é a transmissão de vídeo por redes 4G, disponíveis em algumas operadoras pelo mundo. Onde não houver essa possibilidade, a chamada será realizada diretamente pelo Duo, desde que os dois usuários tenham o aplicativo instalado no celular.

O Google diz que também está desenvolvendo um recurso que permite apertar um botão durante uma chamada de voz convencional e habilitar o vídeo.

publicidade

A novidade começou a ser distribuída agora para os celulares Pixel, Pixel 2, Nexus e outros celulares com o Android One, que são aparelhos com Android puro e atualizações controladas diretamente pelo Google.  A empresa diz estar conversando com operadoras para tornar o recurso compatível com outros aparelhos.