O Google anunciou hoje (7) que o seu Assistente deve atingir a marca de 1 bilhão de aparelhos em janeiro. Nessa conta estão incluídos alto-falantes inteligentes, como o Google Home e Home Mini, telas inteligentes, como o Google Home Hub, smartphones, fones de ouvido e outros dispositivos.

Para um serviço lançado há menos de três anos, este pode ser considerado realmente um grande feito? Não. O sucesso do Google Assistente ainda está atrelado ao fato de que o recurso é pré-instalado em praticamente todos os smartphones rodando com Android, assim que estes saem de fábrica. Sendo o Android o sistema operacional mais utilizado no mundo, atingir a marca de 1 bilhão de dispositivos não é difícil.

publicidade

Agora, se isolarmos a participação de mercado apenas para os alto-falantes inteligentes, como o Google Home e o Home Mini, percebemos que o sucesso do Assistente não é assim tão grande.

-> Ok Google: confira 50 perguntas que você pode fazer ao Google Assistente em português

publicidade

De acordo com um estudo feito pela empresa de pesquisas Consumer Intelligence Research Partners, a Amazon Echo, principal concorrente do Google, domina o mercado de speakers inteligentes com 73% de participação. Os dispositivos domésticos do Google, por outro lado, correspondem a 24% de penetração. Este dados usaram como base as vendas nos Estados Unidos.

Entretanto, é preciso levar em consideração que a Amazon Echo está disponível desde novembro de 2014, já o Google Home foi lançado apenas em novembro de 2016.

publicidade

Reprodução

Desta forma, olhando para os números do Google Assistente, percebemos um claro esforço do gigante das buscas em desenvolver o serviço. No início de 2018, o Assistente estava disponível em 14 países e em apenas oito idiomas. Hoje, são 80 países e 30 idiomas, incluindo o Brasil e o português brasileiro.

publicidade

De acordo com o Google, o Brasil está entre os três países com mais usuários ativos no Google Assistente para smartphone. Isso faz com que o nosso idioma seja o segundo mais utilizado no Assistente em dispositivos móveis. Olhando para dados, não tenho dúvida de que a linha de produtos inteligentes da gigante das buscas para a casa teria uma boa adesão por aqui.

E aí, você usa o Google Assistente? Teria um Google Home caso o aparelhos estivesse disponível para a compra no Brasil?

Fonte: Cnet