Você já perdeu algum link ou texto importante após copiar outro conteúdo no Android? O GBoard pode ganhar, em breve, uma novidade que promete ajudar os usuários a evitar esse tipo de problema. Trata-se de um gerenciador de área de transferência, que guardará um histórico de todo o conteúdo copiado no aparelho.

De acordo com a publicação do 9to5Google, a novidade foi encontrada escondida dentro da última atualização do GBoard. O recurso funcionará da seguinte forma: sempre que o usuário copiar um texto no Android, o GBoard guardará essa informação em uma sessão do aplicativo. Caso o usuário deseje utilizá-la novamente, basta acessar esse histórico e tocar para colar ou fixar o conteúdo.

Nos últimos meses, diversos aplicativos tem investido em gerenciadores de área de transferência. No próprio Android, o SwiftKey também pode guardar um histórico de informações copiadas pelos usuários. Além disso, a última atualização do Windows 10 trouxe o suporte ao Cloud Clipboard, que sincroniza dados entre computadores e deve em breve ser integrado ao teclado da Microsoft para Android.

Outros recursos a caminho

publicidade

O GBoard 7.7 também trouxe referências a uma função de digitação por voz offline. Segundo os dados encontrados na atualização, o usuário poderia ditar coisas para o teclado sem impactar no seu pacote de internet 3G ou enviar os clipes de voz para os servidores do Google. Para isso, contudo, seria necessário baixar um pacote de idioma previamente como já acontece com a função de tradução.

Por fim, o Google estaria preparando outras duas surpresas menores. A primeira seria um novo tema batizado de “Areia” e outros 53 novos visuais para o tecladinho para Android. Além disso, o Gboard deve mudar em breve a organização dos emojis.

Por enquanto, ainda não há uma previsão sobre quando as novidades do GBoard serão liberadas. No entanto, é provável que a empresa faça isso aos poucos nos próximos dias. Neste fim de semana, o teclado ganhou uma interface flutuante, permitindo que o usuário o movimente livremente sobre a tela.