Os acidentes de trânsito estão crescendo. No primeiro trimestre do ano, por exemplo, o número de mortes de ciclistas em acidentes de trânsito aumentou 17,8% no estado de São Paulo, segundo dados do Infosiga SP.

Porém, as empresas estão se preparando para oferecer soluções. A Ford registrou a patente de uma jaqueta inteligente que ajuda o ciclista a encontrar os melhores caminhos no trânsito, com a ajuda de um aplicativo, e gera sinais luminosos, sonoros e táteis para tornar a viagem mais segura.

publicidade

A jaqueta tem luzes de LED nas mangas que se acendem automaticamente quando o ciclista levanta o braço para avisar que vai virar à direita ou à esquerda, além de luz de freio. Ela também conta com um aplicativo de navegação, conectado sem fio a um smartphone, que gera uma vibração na manga correspondente para indicar a direção a seguir, selecionando rotas que evitam ruas movimentadas e cruzamentos. 

Veja o vídeo:

publicidade

A tecnologia também possui um fone de ouvido que transmitem o som por meio de vibração nos ossos da face, deixando a orelha livre para captar os demais sons do ambiente. O ciclista ainda consegue atender chamadas, receber mensagens e instruções de navegação por comando de voz.

publicidade

A “Smart Jacket” ainda está em fase de protótipo e foi desenvolvida por um grupo de empregados do escritório de inovação Ford Smart Mobility em Londres.