O Facebook pode receber uma grave punição do governo dos Estados Unidos por conta dos recentes escândalos de privacidade. Representantes da Federal Trade Comission (FTC) estariam se reunindo para discutir a aplicação de uma multa à empresa de Mark Zuckerberg por violar um acordo feito em 2011. Se confirmado, o valor seria o maior da história.

De acordo com a publicação do The Washington Post, as informações teriam sido obtida com três fontes ligadas ao tema, mas que não podem ser identificadas. Segundo duas delas, os membros da FTC teriam participados de reuniões privadas para discutir as violações de privacidade praticadas pelo Facebook. Entretanto, ainda não há uma conclusão do conselho.

Caso a punição seja confirmada, a expectativa é que o valor da multa quebre todos os recordes já aplicados pela FTC. Atualmente, o Google detém esse título com uma penalidade de US$ 22,5 milhões por descumprir acordos para melhorar suas práticas de privacidade. Além disso, esta seria a primeira punição sofrida pela rede social de Mark Zuckerberg nos Estados Unidos desde o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica.

As fontes do The Washington Post dizem ainda que o Facebook já teria tido encontros com representantes da FTC. No entanto, ainda não se sabe se a empresa estaria interessada em um acordo para o pagamento de uma multa ao órgão americano. A FTC, assim como outros departamentos do governo dos Estados Unidos, está fechada por conta da crise política no país.

publicidade

-> WhatsApp: dicas, histórias e tudo o que você precisa saber
-> Facebook: confira a história e dicas para usar a rede social com segurança
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo