A melhor forma de conversar com seus amigos do Facebook é pelo Messenger: o aplicativo de bate-papo da rede social pode ser facilmente acessado tanto pelo computador quanto pelo celular, permitindo trocar mensagens a qualquer momento de qualquer parte do mundo – basta ter uma conexão de internet.

Lançado em 2008, o Messenger evoluiu muito até chegar ao nível atual. Atualmente, ele existe tanto na forma de um aplicativo independente para celular ou web, quanto dentro do Facebook no desktop ou pelo aplicativo Facebook Lite. Por não exigir número de celular para cadastro, ele é mais flexível que o WhatsApp, por exemplo – você pode acessar de qualquer computador sem ter o celular por perto.

O Messenger conta com uma série de recursos para tornar as conversas mais divertidas. Sejam os emojis ou stickers, ou então os filtros de câmera para as fotos compartilhadas com amigos, ou a possibilidade de criar grupos com diversas pessoas, o Messenger é hoje em dia um dos mais versáteis aplicativos de mensagens disponíveis.

O Olhar Digital preparou um artigo especial com algumas informações básicas e dicas de segurança para você usar o aplicativo oficial do Facebook para conversas da melhor forma possível. Confira nossas sugestões abaixo:

publicidade

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login

 

Messenger: quando ele surgiu

Reprodução

Sendo a principal rede social do planeta, não chega a surpreender o fato do Facebook ter criado uma plataforma para troca de mensagens entre seus usuários. O Messenger foi lançado em 2008 com o nome Facebook Chat, e evoluiu muito desde então.

Inicialmente, as trocas de mensagens tinha algumas limitações: começou com apenas texto antes de ganhar funcionalidades como fotos, emojis, stickers e mais recursos que dão vida às suas conversas. Em 2011, o Facebook adquiriu uma startup de mensagens chamada Beluga e, com a tecnologia dela, lançou a versão independente do Messenger para Android e iOS.

Principais recursos

Não é só conversa por texto: o Messenger faz muito mais, com mensagens de voz, vídeo, imagens, stickers e muitas outras coisas para deixar as conversas mais divertidas, tudo isso podendo ser acessado a qualquer hora de qualquer lugar. Confira abaixo uma relação com algumas das principais funcionalidades do aplicativo:

  • Ícone de bate-papo– no celular, amigos com quem você está conversando aparecem em uma bolha que pode ser movida pela tela da maneira como o usuário desejar e ainda facilitar o acesso à conversa quando a pessoa quiser.
  • Chamadas de voz e vídeo – ligue para amigos e converse tanto por voz quanto por vídeo, caso as mensagens de texto não sejam o suficiente para você.
  • Compartilhamento de localização – mostre para seus amigos exatamente onde você está sem dificuldade.
  • Suporte a múltiplas contas – acesse quantas contas do Messenger você quiser de um único aparelho.
  • Chatbots – empresas podem disponibilizar robôs guiados por inteligência artificial para conversarem com usuários do Messenger.
  • Conversas privadas – uma camada extra de segurança para evitar que bisbilhoteiros leiam suas conversas, além de permitir que algumas mensagens sejam excluídas automaticamente depois de um tempo.
  • Jogos – além de conversar, você pode também disputar algumas partidas online com amigos.

Dicas para usar o aplicativo

A função básica do aplicativo é a troca de mensagens entre usuários, mas o Facebook Messenger permite muito mais do que isso. Abaixo selecionamos algumas dicas rápidas para ajudar quem quer aproveitar ao máximo as ferramentas oferecidas pelo aplicativo do Facebook. É possível tanto fazer login com nome de usuário e senha do Facebook quanto usar o seu número de telefone – caso ele esteja vinculado à sua conta, claro.

Como acessar o Messenger pelo computador

O Messenger pode tanto ser acessado a partir do próprio Facebook no desktop, quanto em um espaço separado destinado a ele. Em www.messenger.com você consegue acessar o mensageiro sem precisar passar pelo feed de notícias – ou seja, sem as distrações de sempre da rede social. Caso seu objetivo seja apenas de conversar com amigos, é a melhor solução – você vai direto ao lugar que quer chegar e pode falar com as pessoas de lá mesmo.

Para acessar o Messenger sem entrar na rede social no desktop, é só digitar suas credenciais de acesso do Facebook no site do mensageiro para começar a usá-lo em uma aba do navegador, e, assim, enviar mensagens para seus amigos.

Como acessar o Messenger pelo aplicativo para celular

Até um tempo atrás o Messenger existia dentro do app principal do Facebook, mas agora ele não está mais disponível dessa forma. Assim, uma das maneiras de acessar o mensageiro pelo celular é através do aplicativo disponível para Android e iOS. Com ele instalado, você encontrará toda a sua lista de contatos do Facebook e poderá conversar com quem quiser. O app também tem suporte a mensagens SMS – ou seja, ele pode substituir apps de torpedos convencionais para liberar espaço no celular.

O Messenger para Android está disponível na Google Play Store, enquanto o do iOS pode ser baixado pela App Store do iPhone. Ainda é possível baixar uma versão mais leve do aplicativo: chamada Messenger Lite, ele tem praticamente os mesmos recursos da versão original, mas usa menos espaço, menos dados e exige menos do celular, sendo indicado para quem tem aparelhos baratos, planos de dados bastante limitados, ou mesmo só consegue acessar redes 2G ou Wi-Fi.

Como acessar o Messenger pelo Facebook Lite

Existe outra forma leve de acessar o Messenger pelo celular: através do aplicativo Facebook Lite. É a melhor opção para quem quer ter tanto a rede social quanto o mensageiro no mesmo aparelho, já que não é preciso baixar mais de um app para isso. O Facebook Lite é uma versão da rede social que conta com recursos que economizam dados, exige menos potência do celular e ainda conta com diversas das principais funcionalidades da plataforma – incluindo a troca de mensagens com outros usuários.

Outras dicas