O Facebook está disposto a roubar uma parcela do mercado do LinkedIn. A rede social anunciou o portal “Learn with Facebook” (Aprenda com o Facebook, em tradução livre) nesta terça-feira, 13, com um conjunto de vídeos educativos e de desenvolvimento profissional. Além disso, as ferramentas de busca e oferta de emprego receberam atualizações.

De acordo com o Facebook, o novo portal vai ajudar os usuários a desenvolverem habilidades para o mercado de trabalho digital. O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a fundação Goodwill Community e envolve lições como “Melhore sua entrevista”, “Gerencie o seu marketing de conteúdo” e outros. Todos eles contam com estudos de caso e dicas de especialistas, estando disponíveis gratuitamente na rede social.

publicidade

Por enquanto, a base de vídeos educativos ainda é bastante pequena: apenas 13 módulos estão disponíveis até o momento. Além disso, todo o conteúdo é fornecido apenas em inglês até o momento e não possui sequer tradução de legendas para o português.

De forma geral, o novo portal de aprendizado do Facebook foi visto como mais uma tentativa da empresa de Mark Zuckerberg de roubar usuários do LinkedIn. A rede social da Microsoft conta com o LinkedIn Learning: uma ferramenta de cursos online com mais de 13 mil módulos disponíveis no momento. No entanto, esse pacote só pode ser acessado pelos assinantes da versão Premium do site.

publicidade

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login

Novidades em grupos e busca de emprego

publicidade

Em 2017, o Facebook anunciou um portal para busca e oferta para vagas de emprego. Segundo a rede social, a ferramenta já ajudou internautas a encontrarem mais de um milhão de postos de trabalho nesse período. Agora, a empresa permitirá que administradores de páginas publiquem os anúncios de vagas em grupos, que são usados por mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Por fim, o Facebook anunciou atualizações para a ferramenta de mentorias em grupos. A partir de agora, as pessoas podem manifestar interesse em compartilhar o que eles estão oferecendo ou procurando, facilitando sua localização por outros membros com interesses semelhantes. Semanalmente, a rede social fará sugestões para ajudar a conversa entre os participantes fluir.

publicidade

Por enquanto, o Facebook não especificou que países receberão as novidades anunciadas nesta terça-feira, 13. Entretanto, é provável que a empresa esteja fazendo uma liberação gradual, começando pelos Estados Unidos antes de outros países. Confira neste tutorial como usar o Facebook Jobs para procurar empregos no Brasil.