O Facebook revelou nesta terça-feira, 15, números impressionantes sobre o seu combate a perfis falsos. Segundo a rede social, um total de 583 milhões de contas falsas foram excluídas da plataforma apenas nos três primeiros meses deste ano. A maior parte delas teria sido identificada e bloqueada minutos após o registro no serviço.

Os dados foram revelados em um post do vice-presidente de gerenciamento de produto do Facebook, Guy Rosen. O número chama a atenção por se tratar de cerca de um quarto dos 2,2 bilhões de usuários ativos do Facebook. Segundo a publicação do Cnet, trata-se de uma média de mais de 6,5 milhões de contas falsas apagadas todos os dias, o que é superior à população da cidade do Rio de Janeiro.

publicidade

Para combater a proliferação de perfis falsos, o Facebook disse contar com a ajuda de inteligência artificial. Segundo o executivo da empresa, além de excluir contas já registradas, a rede social é capaz de impedir a criação de novos perfis antes mesmo destes tentarem se registrar na plataforma. No entanto, não foram divulgados números sobre isso.

Ainda entre janeiro e março, a inteligência artificial do Facebook conseguiu deletar cerca de 837 milhões de publicações de SPAM. Quase a totalidade destes posts, segundo a rede social, foi identificada sem que usuários precisassem usar qualquer ferramenta de denúncia.

publicidade

Apesar dos números gigantes apresentados pelo Facebook nesta terça-feira, 15, a rede social ainda estima que entre 3% a 4% dos perfis ativos sejam falsos. Ou sejam, trata-se de, pelo menos, 66 milhões de contas que conseguiram burlar o mecanismo de proteção da empresa.

Nos últimos meses, o Facebook tem sido alvo de diversas críticas e pressões por denúncias envolvendo a propagação de notícias falsas e vazamento de dados. Em março, a rede social se viu envolvida em um escândalo após 87 milhões de usuários terem dados compartilhados de forma indevida com a empresa Cambridge Analytica.