Elon Musk, o bilionário CEO da SpaceX, reforçou nesta semana um promessa feita em 2016. O executivo diz que os carros da Tesla, sua montadora de veículos elétricos, serão capazes de cruzar os Estados Unidos de forma totalmente autônoma.

Alguns carros da Tesla possuem um modo de direção semiautônoma chamado “piloto automático”, que os permite circular, em algumas situações bem específicas, como em rodovias, sem exigir as mãos do motorista sobre o volante o tempo todo.

publicidade

Em 2016, Musk prometeu que esse sistema seria capaz de levar um carro da Tesla de Nova York, na costa leste, até Los Angeles, na costa oeste dos EUA, pegando rodovias de maneira totalmente autônoma. A promessa, porém, ainda não foi cumprida.

Em uma conferência com investidores nesta semana, reportada pelo TechCrunch, Musk disse que essa função “está atrasada”, mas que “será disponibilizada aos consumidores”. Quando acontecer, o executivo afirmou que o percurso será concluído em três a seis meses.

publicidade

Musk também afirmou que uma demonstração poderia ter sido realizada no ano passado, mas a empresa teria que “fazer um código muito especializado” para realizar a proeza, e isto “não seria uma solução verdadeira”.

O bilionário fundador da Tesla só não deu qualquer previsão de quando essa travessia será realizada. O piloto automático dos carros da empresa, embora não deva ser confundido com um sistema completo de direção autônoma, é o mesmo que foi pivô de um acidente fatal em 2016.