Os usuários do Windows 10 não poderão mais usar a Cortana para identificar música ambiente. A assistente pessoal perdeu a função após a Microsoft encerrar o seu serviço de streaming Groove no fim de 2017. Notada inicialmente pelos usuários, a mudança foi confirmada por um representante da empresa.

Introduzida em 2014, o sistema de reconhecimento musical da Cortana funcionava a partir de um botão no canto superior esquerdo da janela da assistente. Ao identificar uma faixa, a função do Windows dava links para que o usuário fizesse compra na Microsoft Store ou streaming no aplicativo Groove, que foi descontinuado. Agora, o recurso retorna uma mensagem de erro.

Com a aposentadoria do recurso, os usuários do Windows ficam praticamente sem opção para identificar músicas no PC. Afinal, o Shazam retirou seu aplicativo da loja em março de 2017 e não há nenhum outro serviço similar disponível em computadores, conforme publicou o Windows Central. Ou seja, o único modo é usar o celular Android ou iPhone para descobrir a música ambiente.