A Apple retomou o posto de smartphone mais vendido do mundo com o iPhone 8 em maio. Após ter sido superada pela Samsung em abril, a companhia da maçã se recuperou com fortes vendas na Europa e em outros mercados. A pesquisa mostra ainda um grande crescimento de companhias chinesas com Android no quinto mês do ano.

De acordo com a divulgação da Counterpoint Research, o iPhone 8 aparece no topo da lista com 2,4% das vendas em todo o mundo. Segundo a companhia de análises, o bom resultado teria sido obtido graças a intensificações de campanhas sobre o aparelho associadas à Copa do Mundo 2018, fazendo com que os números fossem melhores na Europa e em outros mercados. Já nos Estados Unidos, o telefone manteve números estáveis em relação a abril.

publicidade

Apesar de ter sido superado pelo grande rival, o Galaxy S9 não fez feio na pesquisa. O aparelho também ficou com 2,4%, mas demonstrou números mais fracos na Europa e apenas estáveis nos Estados Unidos. Já a terceira colocação do ranking é ocupada por outro telefone da Apple, o iPhone X, que representou 2,3% das vendas no período. Veja o top 10 completo:

ReproduçãoA Counterpoint Research apontou ainda um destaque das companhias chinesas no período. A Xiaomi, por exemplo, teve um forte desempenho com o Xiaomi 5ª e Xiaomi 5 Plus, aumentando sua participação no mercado de intermediários na China e obtendo melhores vendas offline na Índia. A Huawei teve um grande crescimento com sua linha P20, enquanto Vivo e Oppo se destacam por suas funções avançadas e preços atrativos, respectivamente.

publicidade

Em abril, a pesquisa havia mostrado o Galaxy S9 e S9 Plus nas duas primeiras colocações em seu mês de lançamento. Essa tinha sido a primeira vez que a Apple havia sido superada no ano, uma vez que a companhia liderou com o iPhone X em março e em fevereiro. Os resultados de junho devem sair no início do próximo mês.