A Apple anunciou nesta quinta-feira, 10, que está deixando de lado os planos da construção do seu data center de US$ 1 bilhão na Irlanda. Segundo informações da Reuters, a decisão foi tomada após um atraso no processo de aprovação que paralisou o projeto por mais de três anos.

Os planos de construir a instalação na cidade de Athenry foram anunciados em fevereiro de 2015, mas uma série de pedidos de planejamento atrasou a aprovação da instalação. “Apesar dos nossos melhores esforços, atrasos no processo de aprovação nos forçaram a fazer outros planos e não poderemos avançar com o data center”, disse a Apple em comunicado.

Apesar disso, a companhia afirmou que essa mudança não anula os planos da empresa de expandir a sua sede europeia em County Cork, onde emprega mais de 6 mil pessoas. Os planos de expansão podem ser positivos para a Irlanda, que depende de multinacionais estrangeiras para a criação de um em cada 10 postos de trabalho em toda a economia.

O governo irlandês está em processo de alterar suas leis de planejamento para incluir data centers como infraestrutura estratégica e permitir que eles passem pelo processo de planejamento com maior rapidez.