A Apple não parece mesmo ter desistido de desenvolver seu próprio projeto automotivo. Tanto é que contratou, nesta semana, o ex-engenheiro chefe da Tesla, Doug Field, para ser um dos responsáveis pelo chamado Project Titan. A informação foi confirmada pela empresa ao jornalista John Gruber, do site Daring Fireball.

Field se desligou da Tesla em maio deste ano, cinco anos após ser contratado pela companhia de Elon Musk. Por lá, ele trabalhou no desenvolvimento do Model 3, o modelo mais barato da marca automotiva. Antes de ir para a Tesla, o engenheiro trabalhou na própria Apple, onde foi vice-presidente da área de engenharia de hardware dedicada aos Macs.

De volta à empresa, Field trabalhará novamente com o executivo Bob Mansfield, que, segundo reportagem do Wall Street Journal, está gerenciando o desenvolvimento do projeto de carro. Mansfield foi um dos principais responsáveis pela criação de produtos como o MacBook Air, o iMac e o iPad e trabalha com a Apple desde 1999.

Não há, porém, muitos detalhes sobre o Project Titan além do codinome. Os primeiros rumores relacionados a ele datam de 2014, e apontavam inicialmente para uma minivan autônoma e elétrica.

publicidade

No entanto, uma reportagem do New York Times de 2016 mencionou uma mudança de foco: em vez de desenvolver um carro, a Apple focaria os esforços apenas em uma tecnologia para veículos autônomos. A ideia foi confirmada por Tim Cook, CEO da empresa, em uma entrevista à Bloomberg no ano passado.