O Rootless Pixel Launcher é um aplicativo criado no começo deste ano e que permite deixar qualquer celular Android com a interface do Pixel, o smartphone do Google. Mas apenas uma semana após estrear na Play Store, o app já foi derrubado pela empresa.

Como explica o Android Police, o Rootless Pixel Launcher não possui integração com o feed do Google – apenas a launcher original do Pixel ou smartphones com Android puro a têm. O usuário precisa baixar um segundo app após o RPL se quiser ter acesso à função.

O RPL fazia o trabalho de baixar a chamada “ponte” para o feed do Google automaticamente caso o usuário já não tivesse o programa no celular. Foi essa função de download automático de um segundo app o que fez o Google suspender o aplicativo na Play Store.

Amir Zaidi, o desenvolvedor do RPL, disse em seu canal do Telegram que o app foi removido em apenas uma semana porque “aplicativos que fazem com que os usuários façam o download ou instalem aplicativos de fontes desconhecidas fora do Google Play são proibidos”.

publicidade

Zaidi disse que está trabalhando numa alternativa e que pediu ao Google para reconsiderar a decisão. Em último caso, o aplicativo talvez tenha que ser publicado novamente na Play Store com outro nome, de modo que os atuais usuários tenham que baixá-lo de novo e perderão suas configurações atuais.

Por enquanto, o Rootless Pixel Launcher está disponível para download apenas pelo APKMirror e pelo GitHub.

-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android