Os Chromebooks já rodam aplicativos de Android, mas o desempenho deles está bem abaixo do que se espera em um computador do tipo – os apps precisam ser atualizados sempre que o usuário muda de tarefa, e a experiência com múltiplas janelas está longe do ideal. O Google sabe disso e já prepara novidades para as próximas versões do Chrome OS.

O site Chrome Unboxed descobriu que o Google está testando um recurso chamado Android Parallel Tasks, que permite aos apps de Android rodar por inteiro quando estiverem em segundo plano. Isso permitirá aos usuários do sistema do Google assistir a um vídeo no YouTube ao mesmo tempo que navega em outro site na web, por exemplo.

O recurso está sendo testado no Chrome OS 64, e não há garantia de que um dia ele será incorporado à versão final do sistema. Para o projeto do Google de transformar o Android e o Chrome OS em plataformas fortes para o futuro, no entanto, o recurso pode ser bastante importante na hora de desenvolver uma máquina de baixo custo com experiência de uso comparável à de desktops.