O Google pode tomar uma decisão bastante controversa no Android Q. Entradas adicionadas ao código fonte do sistema mostram que a gigante dará às operadoras novas formas de bloquear os smartphones para uso com concorrentes. A medida incluiria até mesmo os aparelhos com entrada para dois cartões SIM.

De acordo com a publicação do Android Police, quatro novas entradas com o título “Melhorias na restrição de operadoras para o Android Q” foram adicionadas no código fonte do sistema. As adições descrevem um sistema na qual as operadoras podem especificar quais companhias são permitidas e quais serão bloqueados naquele aparelho. A restrição poderia valer até mesmo para operadoras virtuais que utilizem a mesma estrutura física, algo comum lá fora.

A mesma regra também valeria para os telefones com entrada para dois chips. No Android 9.0 (Pie), as operadoras podem apenas criar restrições gerais e simultâneas para as duas entradas de cartões. Já na versão Q, será possível definir condições específicas para cada gaveta SIM do celular, o que poderia fazer com que o uso de uma concorrente no chip 2 só fosse possível com o uso da operadora original na primeira entrada.

Por enquanto, ainda há poucos detalhes concretos sobre o Android Q. No entanto, a expectativa é que estas mudanças não tenham grande impacto no Brasil. Afinal, as operadoras por aqui são obrigadas a desbloquear os telefones sem qualquer custo para o consumidor quando solicitadas.