A gigante norte-americana Amazon anunciou nesta semana um novo método de entrega de compras. Quem é assinante do serviço Prime da empresa nos Estados Unidos agora pode ter suas encomendas entregues diretamente no porta-malas do carro.

A novidade faz parte do programa Amazon Key, que estreou no ano passado. Por meio dele, um entregador da empresa pode abrir a porta da sua casa e deixar sua encomenda lá dentro caso não haja alguém para atender no momento da entrega.

Assim como o programa de entrega em casa, o novo Amazon Key In-car depende de uma série de fatores. Primeiro, não é qualquer carro que pode abrir o porta-malas para funcionários da Amazon, mas apenas alguns modelos da General Motors.

Isso inclui carros das marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac, ano 2015 ou mais novos, conectados à internet e com o sistema OnStar de acesso remoto integrado. Ou carros da Volvo com o sistema Volvo On Call instalado e ativo.

publicidade

Além disso, o serviço está disponível apenas para assinantes do serviço Prime e em somente 37 cidades dos Estados Unidos. Naturalmente, apenas pacotes pequenos ou médios que caibam em um porta-malas podem ser entregues assim.

Para participar, o usuário precisa fazer login no aplicativo da Amazon através do painel do seu carro conectado, se ele for compatível. No momento da compra, se ele for assinante Prime, é só escolher a entrega pelo Key In-car.

O carro precisa estar estacionado num local de fácil acesso em até dois quarteirões de distância do endereço associado à sua conta da Amazon. Se o carro não estiver lá quando o entregador chegar, a compra será levada ao endereço de backup.

Dá para rastrear o transporte da encomenda pelo site da Amazon como qualquer outra compra. O entregador é autenticado pela câmera traseira do carro, que abre apenas o porta-malas para que o pacote seja deixado ali. Ele não recebe uma chave para abrir ou dar partida no carro.

O destinatário então recebe uma notificação no celular quando a entrega é feita e quando o carro é fechado e o entregador vai embora. É basicamente o mesmo processo da entrega em casa, que também depende de uma campainha com câmera de segurança compatível.

A Amazon diz que pretende oferecer suporte a mais carros, montadoras e cidades em breve. Mas não espere que esse tipo de entrega chegue a mais países, como o Brasil, num futuro próximo.