Se você tem um monitor ou uma TV de resolução 1440p (também conhecido como “Quad HD”), saiba que este painel pode ser, originalmente, de resolução 4K. Pelo menos é o que diz uma reportagem publicada pelo site alemão Prad.de.

O veículo descobriu que algumas fabricantes vendem telas com resolução 1440p, mas que, na verdade, são feitas de painéis 4K com resolução reduzida de propósito. O objetivo seria o de manter o fluxo de produção funcionando em épocas específicas.

publicidade

Isso acontece porque, para as fabricantes, lotes de painéis 4K já custam a mesma coisa ou até menos do que painéis 1440p hoje em dia. Em tempos de alta demanda e baixa oferta de componentes, algumas empresas fazem a troca para economizar.

No entanto, as telas chegam às lojas com restrições de fábrica que impedem que a sua resolução completa seja exibida. Em algumas situações, um painel 4K limitado a 1440p pode ter uma performance até inferior a de um painel genuinamente de 1440p.

publicidade

O Prad.de não revelou os nomes das empresas que fazem isso, mas disse que a prática não é muito comum na indústria. Como saber se você não acabou comprando um display 4K mais barato que o normal? O site TechSpot sugere checar a ficha técnica do seu monitor.

Telas comuns de 27 polegadas e resolução 1440p devem exibir pixels de 0,23 mm. Se o tamanho do pixel exibido pelo seu monitor for inferior a isso, é um indício de que o painel original deveria ter uma resolução maior. Nesta página você pode inserir o tamanho da sua tela e clicar em “Calculate” para ver qual tamanho cada pixel deve ter.