A exemplo do que aconteceu com os celulares da TIM na passagem de domingo (14/10) para segunda (15/10), mais uma vez smartphones do Brasil inteiro se adiantaram em uma hora, antecipando o horário de verão, que começa apenas no próximo dia 03 de novembro. Dessa vez, o processo aconteceu de sábado (20/10) para domingo (21/10) e, aparentemente, atingiu telefones de todas as operadoras – há ainda relatos na web que indicam que o bug atingiu também as operadoras de TV a cabo, como a Net.

O problema vem sendo relatado por diversos usuários nas redes sociais, mas, agora, com um agravante: mesmo tentando ajustar a hora de forma manual – desativando a opção “Data e hora automáticas” (quando essas informações são fornecidas pela rede da operadora) – o horário permanece adiantado em 60 minutos. Em muitos casos, mesmo reiniciando o aparelho, a questão não é solucionada.

Para corrigir o bug de forma provisória – até que as operadoras o façam – é recomendável selecionar o fuso horário para regiões que não tenham o horário de verão. Um bom exemplo é escolher o GMT (Greenwich Mean Time ou Tempo Médio de Greenwich) de cidades que estão uma hora atrás como Fortaleza (GMT-03:00), Santarém (GMT-03:00), Araguaína (GMT-03:00), Cuiabá (GMT-03:00), Campo Grande (GMT-03:00) ou Bahia (GMT-03:00), entre outras.

Para escolher essas opções em smartphones Android, basta ir no menu “Configurações / Ajustes” => “Data e Hora”, desativar “Data e hora automáticas” e “Fuso horário automático” e escolher a opção “Selecionar fuso horário” para selecionar um dos GMTs indicados no parágrafo acima. 

publicidade

É possível que ainda neste domingo (21/10) os sistemas já estejam regularizados.