A empresa de transporte por aplicativo 99 está colocando câmeras nos carros de alguns motoristas parceiros no Brasil. Por enquanto, as câmeras ainda fazem parte de um teste da companhia, que quer monitorar viagens para garantir mais segurança a passageiros e condutores.

Segundo a Reuters, os testes estão sendo feitos em carros do 99Pop e táxis que atendem pelo aplicativo em São Paulo. Os veículos são identificados para que os usuários saibam que estão sendo filmados. Os motoristas também assinam um termo de conformidade antes de participar do teste voluntário.

As câmeras servem para inibir fraudes e também crimes. Recentemente, a 99 suspendeu o cadastros de novos motoristas depois que um homem burlou o sistema de segurança do aplicativo para se cadastrar como motorista e estuprar passageiras em Fortaleza. Ele foi preso em agosto.

As imagens captadas pelas câmeras serão monitoradas em tempo real, 24 horas por dia, são armazenadas na central de dados da companhia e analisadas por uma equipe que inclui ex-militares, engenheiros de dados e psicólogos. Além disso, a 99 também vai usar inteligência artificial para monitorar as viagens. “Assim, o aplicativo pode identificar situações de risco e tomar as medidas cabíveis”, disse a empresa em comunicado.

publicidade

Ao longo dos próximos meses, a 99 pretende expandir o programa de monitoramento por câmeras incluindo novas cidades e mais equipamentos, sensores de visão noturna e lentes “fisheye”, que captam um ângulo maior dentro dos carros.